Aprendendo a arrumar a mesa simples, do dia a dia


Existe um motivo para a colocação dos talheres como mostramos acima. A importância de você conhecer estes motivos é poder ensinar sua empregada de uma maneira lúdica, para que ela não esqueça e coloque a mesa sempre da maneira correta:





Ao lado do garfo (E), do lado esquerdo, coloca-se o guardanapo (A), sempre dobrado (a dobradura retangular é muito elegante). Se você tiver uma argola bonita e que combine com a decoração da mesa, use-a para prender o guardanapo.


A faca de comida (F) deve ficar do lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (usa-se este lado porque a maioria das pessoas é destra).

O garfo (E) de comida: Como a faca ficou do lado direito, o garfo deve ficar do lado esquerdo. Pois nós o usamos com as duas mãos.


Na ponta da faca coloca-se o descansa talher (d), que serve de apoio para os talheres usados. Usa-se na mesa do dia a dia para evitar sujar o jogo americano ou a toalha.

Quando colocamos uma mesa mais sofisticada, não usamos descansa talheres (d); a não ser que tenhamos um bem bonito e combinando com a decoração da mesa.

- Colher de sopa: Se mais de um prato for ser servido na refeição, como, por exemplo, uma sopa de entrada devemos colocar a colher do lado direito, pois esta, sempre pegamos com a mão direita, ao lado da faca (F). Ela deve ficar logo depois da faca que está perto do prato.


Talheres de sobremesa

Os talheres de sobremesa devem ser colocados à mesa na parte superior do prato, sendo o garfo próximo a borda com o cabo para o lado esquerdo; a colher em cima do garfo com o cabo virado para o lado direito e a faca em seguida com a lâmina cortante virada para a colher, com o cabo virado para o lado direito.


(b) Garfo de sobremesa: Bem perto do prato colocaremos o garfo com o cabo virado para o lado esquerdo, pois o usamos com as duas mão.

(a) Colher de sobremesa: A colher vem logo em seguida com o cabo virado para o lado direito, pois sempre a pegamos com esta mão (a maioria das pessoas é destra)

(c) Faca de sobremesa: A faca de sobremesa deve ter seu cabo virado para o lado direito, pois é sempre com esta mão que o pegamos.


O copo de água (C) logo acima da faca (F) e do descansa talher (e).


Veja que sempre usamos os talheres de fora para dentro, conforme a ordem com que os pratos forem sendo servidos.

Vejamos alguns modelos de arrumação de mesa para o dia a dia!





Quando e porque usar o desacansar talher?!


O descansa talher é usado no serviço franco americano que é mais informal. Nele a própria pessoa se serve. Caso ela queira repetir algum alimento, como seu garfo e faca estão sujos, utiliza-se o descansa talher para não manchar a toalha. 



Descansamos a ponta suja do talher no descansa talher para não sujar a toalha ou o jogo americano. Além do mais, ele pode dá um charme a mais na decoração da mesa. Confira alguns modelos acima!


Gostou da dica? No próximo post, você aprende a arrumar a mesa formal.

Marcia Cruz
marciacruz@conexaonordeste.com.br




Compartilhar Google Plus

Autor Revista Conexão Nordeste

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial