Estilistas famosos - Oscar de la Renta


Oscar de la Renta: "Meus melhores momentos
acontecem quando estou no estúdio de criação"
Verdadeiro colecionador de prêmios em sua área de atuação, o fashion designer Oscar de la Renta notabilizou-se pelo talento de alta-costura aplicado ao prêt-à-porter. Transitando entre os dois segmentos, o dominicano nascido em Santo Domingo no ano de 1932 assina também uma linha de perfumes mundialmente reconhecida.

Aos 18 anos, Oscar Aristides Renta Fiallo deixou a República Dominicana para viver em Madri, na Espanha, a fim de estudar pintura na Academia de San Fernando. 


Na Europa descobriu sua queda para o desenho de moda, redirecionando a carreira e passando a criar para marcas conceituadas. 

Ganhou notoriedade ao assinar um vestido para a filha do embaixador norte-americano na Espanha, que virou capa da revista Life. Logo foi convidado para trabalhar com o mestre estilista Cristóbal Balenciaga e, em 1961, Antonio Castillo levou-o a Paris para atuar como seu assistente na Maison Lanvin. 



Embora mais atraído pelo prêt-à-porter, dois anos mais tarde partiu para Nova York e, ouvindo os conselhos da redatora chefe da Vogue, Diana Vreeland, passou a assinar a linha de roupas sob medida da marca Elizabeth Arden.


De la Renta começou a trabalhar por conta própria em 1965, lançando a marca com seu nome. Reconhecido e premiado no mundo todo, alcançou seu primeiro grande êxito em 1968, com criações inspiradas nas tradições ciganas e russas. Lançou várias marcas de roupas e acessórios de moda com a etiqueta Oscar de la Renta, tornando-se particularmente admirado na América Latina, graças a suas criações de jeans e sportswear.







Em 1973, o estilista teve seu nome incluído no Coty Hall of Fame, eternizando-se entre costureiros mais importantes do mundo. Seguiram-se muitas outras premiações, inclusive o prêmio de “Lenda Viva” da Sociedade Americana de Perfumes (1995). Sua carteira de clientes famosas inclui Hillary Clinton, Jacqueline Kennedy, Barbara Walters, Sarah Jessica Parker, Nancy Reagan e Laura Bush, entre outras.
Contratado pela Balmain em 1993 para rejuvenescer a proposta da marca, De la Renta foi o primeiro americano responsável pela criação de uma marca de costura francesa – a qual deixou em 2002. Atualmente, comanda sua marca própria, reconhecida como uma das maiores. “Nunca trabalhei tão duro na minha vida como agora, mas gostei de cada minuto. Meus melhores momentos acontecem quando estou no meu estúdio de criação”, afirma.












Em sua terra natal, a República Dominicana, De la Renta ajudou a construir uma escola e um centro de atividades para crianças.

Em vestidos de noivas, ele também deixa sua marca e registro na história, pontuando entre os estilistas mais cotados entre as noivas vips do mundo.
















Oscar de la Renta com Glória Kalil e modelos usando seus vestidos
Fontes: Pure Trend, Portais da Moda, Infopédia e Wikipédia
Compartilhar Google Plus

Autor Revista Conexão Nordeste

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial