Como diz o dito popular: "quem casa, quer casa". Por isso pesquisamos e trouxemos uma entrevista super interessante do engenheiro Paulo Henrique Quiumento Velloso para a Revista Didesc, onde ele dá dicas bem interessantes para quem quer construir ou reformar.
Acompanhe!
Quais dicas poderia dar para uma pessoa que está construindo uma casa, para que a construção fique mais barata?
A primeira é pesquisar. Da mesma maneira como vamos a supermercados diferentes e comparamos preços, devemos fazer quando estamos querendo economizar em uma obra. Outra dica é fazer a compra junto com um amigo ou parente que também esteja construindo. Comprando em uma quantidade maior, é possível negociar com o vendedor. Contratar uma mão-de-obra de sua confiança, indicada por um amigo ou parente é uma dica também. Assim você terá uma pessoa de confiança trabalhando para você e terá como acertar e cobrar prazos sabendo que a pessoa irá respeitar. Por último, é muito importante conferir se o profissional é mesmo capacitado para elaborar o projeto e gerenciar a obra. Tudo isso a longo prazo vira economia.
Fazer uma casa por partes é possível? É um bom jeito de economizar?
É possível e é uma ótima alternativa para quem não tem condições financeiras de fazer a obra completa de uma só vez. Se o projeto pode prever independência entre as partes construídas em diferentes épocas, o plano tem tudo para dar certo.
Tem como usar um bom material economizando?
Sem dúvida. Construção barata não significa construção de baixa qualidade. A pesquisa de preços de materiais, incluindo a famosa pechincha, juntamente com um projeto bem elaborado resultam em uma obra mais rápida, limpa e barata.
Substituir azulejos por pintura economiza? Em que lugares pode ser feito e que tinta pode ser usada?
A tinta especial é cara, requer mais cuidado que azulejos. Por isso, ainda acho melhor, em áreas molháveis (banheiro, cozinha, lavanderia), a utilização de azulejos.
Construir mesa e cama de tijolos é uma boa opção?
Pode ser uma ótima opção para baratear a construção ou reforma da casa. Móveis construídos podem ser feitos em vários ambientes, porém, é importante lembrar que não permitem mudanças de lugares, apenas de acessórios como forros, no caso de cama e sofás.
Até a próxima!
Marcia Cruz
marciacruz@conexaonordeste.com.br