Copos para martinis e coquetéis gelados (4) |
1- Cerveja e chope: conhecido como tulipa, seu formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.
2- Bebidas quentes, como o irish coffee: a caneca é conhecida como Coffee mug.
3- Espumante e champanhe: a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo.
4- Martinis e coquetéis gelados: nesta taça não se deve usar gelo ou canudo. Para decorar, apenas espete na borda uma rodela de limão ou laranja.
5- Espumante e champanhe: semelhante à taça flûte.
6- Vodca: o copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida (que costuma ser servida gelada, e em pequenas doses).
7- Vinho branco: a taça é menor do que a do vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.
Sabendo as diferenças das taças para vinhos |
9- Vinho tinto: a taça tem corpo grande para realçar o sabor e aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.
10- Margarita: com haste fina e boca larga, é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir este drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal.
11- Coquetéis tropicais e refrescantes: a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.
12- Uísque: o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida.
Coleção L'Art de la Dégustation, criada pelo publicitário e designr londrino Kapcer Hamilton : furo na base permite que encaixe o dedo. Edição limitada. |
13- Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes: o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda.